sábado, 20 de março de 2021

Feliz outono pra você!

Feliz outono pra você!


Mas seu outono só será realmente feliz se você  se ajustar ao ritmo da natureza. Se observe e perceba como o seu corpo reage a mudança de estação. Por ser uma estação mais seca, fria e ventosa onde os elementos ar e espaço ganham força é preciso ver se você não tem esses elementos predominantes na sua constituição segundo a Ayurveda. Na verdade, independente da constituição, devemos manter o dosha Vata composto pelos elementos ar e éter sob controle o ano todo. Pois quando Vata desequilibra todo resto tende a desequilibrar.

Mas enfim..., o que fazer para me equilibrar no outono? Bom..., 1º vou te passar alguns sinais de desequilíbrio que podem surgir nessa época do ano e se você perceber esses desequilíbrios o ano todo termine de ler o texto. Alguns sinais seriam flatulência, distensão abdominal com dor e inchaço, pele seca, mucosas secas, constipação, sono irregular, cansaço, apetite irregular, aversão a frio e vento...
Para harmonizar as qualidades naturais do outono precisamos tratar com suas respectivas opostas, ou seja, precisamos primeiramente nutrir o corpo com alimentos saudáveis que tenham qualidades quentes, pesadas, untuosas, oleosas. Dieta rica em óleos vindos do azeite de oliva, ghee, óleo de gergelim, coco, castanhas e nozes, leites vegetais com especiarias, mingaus nutritivos, frutas cozidas em óleo de boa qualidade com especiarias, frutas secas deixadas de molho, sopas, panquecas com recheios de legumes e castanhas, se você come carne procure ingerir com moderação com especiarias digestivas como cominho, louro, pimenta do reino e açafrão. Laticínios com especiarias picantes para favorecer sua digestibilidade, raízes, kichadi (Receita nutritiva e digestiva. Vou fazer um próximo post com a receita). Pães de boa qualidade com pastinhas nutritivas. Chai indiano com canela, cravo, anis estrelado cardamomo, gengibre, noz moscada, erva doce e pode adicionar um pouco de açafrão ou chá preto (opcional). É uma ótima mistura de especiarias para ativar o sistema imunológico.

Manter uma rotina com horários ajuda a organizar e aterrar a mente reduzindo a ansiedade. Procure se alimentar pela manhã quando sentir fome, almoço como principal refeição e a última refeição quando o sol se põe. Evite comer tarde da noite.

O autocuidado com o corpo envolve nutrir e hidratar a pele fazendo automassagem com óleo de gergelim, amêndoas, abacate, manteigas vegetais. Pode experimentar aplicar na pele o óleo morno em banho Maria. Fazer movimentos circulares, dar bastante atenção para as articulações. Não se esqueça de fazer massagem também na sola dos pés, cabeça, rosto, abdome sentido horário. Escalda pés antes de dormir com sal grosso e ervas como lavanda, manjericão, camomila.

A prática de Yoga deve ser com objetivo de aterrar o corpo e mente conectando com a respiração aquecedora ujjayi, ativação das articulações, movimentos suaves e lentos com repetições (evitando práticas muito agitadas que possam induzir a ansiedade e competitividade).

Se aqueça com roupas confortáveis com cores quentes e terrosas.

Enfim, o outono é uma estação mais introspectiva, corresponde à fase da lua minguante. Um período favorável para meditar, refletir, organizar ideias, escrever, revisar projetos, o corpo pede menos esforço e mais acolhimento.

Ahh e feliz novo ano astrológico que inicia agora também!

Se quiser saber mais me chama! Você pode marcar uma consulta Ayurveda. Estou dando aulas de Hatha Yoga online e elaborando produtos de autocuidado e beleza natural. Namastê!



terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

 


A Ayurveda, mãe das medicinas, sistema de saúde milenar vindo da Índia Antiga tem como princípio incentivar o resgate da conexão do nosso micro universo pessoal com os ciclos da natureza. Isso significa que devemos ficar atentos a como o nosso corpo reage, por exemplo, a mudança das estações, aos ciclos do dia, as fases da vida, aos ciclos hormonais femininos, a não ultrapassar o nosso limite... Exigindo de nós uma autorresponsabilidade e empoderamento da nossa saúde.

Ao nos observarmos com o propósito do autocuidado tomando ações de prevenção teremos mais qualidade de vida preservando a nossa saúde dia a dia. Ao manter uma rotina diária conectada com os ciclos do dia, todo o nosso organismo incluindo estados mentais e emocionais, faz com que entremos em uma ressonância harmônica com a natureza facilitando os movimentos naturais do nosso corpo, digestão, evacuação, sono, disposição em geral, qualidade mental e emocional...

Cada estação do ano também tem qualidades específicas que refletem na nossa energia, corpo e cabe a nós avaliar como estamos nos sentindo tomando ações que facilitem conviver, por exemplo, num verão escaldante ou num outono seco, inverno úmido e frio. A cada estação o nosso apetite não será o mesmo, a nossa capacidade digestiva não será a mesma, o nosso sono também. Fazer exercícios no pico do sol é uma atitude inadequada no verão por ex, como também ingerir alimentos muito quentes, gordurosos e picantes, ou se alimentar tarde da noite, entre outros hábitos que muitas pessoas ainda conservam, mas que a longo prazo quando feitos constantemente ou mesmo aleatoriamente, podem prejudicar o funcionamento do organismo.

Assim, procure se observar, escutar o seu corpo, se conectar com o seu corpo, pois ele é o seu templo. Um instrumento de poder com órgãos dos sentidos, um sistema inteligente com toda uma fisiologia sutil. Ao silenciar, respirar com consciência e nos observar podemos sentir o que realmente é melhor para nós.

Lembrando que um terapeuta da Ayurveda sempre poderá auxiliar nesse processo através de uma consulta. Se quiser marcar uma consulta fico à disposição: 48 99917-7523