terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

 


A Ayurveda, mãe das medicinas, sistema de saúde milenar vindo da Índia Antiga tem como princípio incentivar o resgate da conexão do nosso micro universo pessoal com os ciclos da natureza. Isso significa que devemos ficar atentos a como o nosso corpo reage, por exemplo, a mudança das estações, aos ciclos do dia, as fases da vida, aos ciclos hormonais femininos, a não ultrapassar o nosso limite... Exigindo de nós uma autorresponsabilidade e empoderamento da nossa saúde.

Ao nos observarmos com o propósito do autocuidado tomando ações de prevenção teremos mais qualidade de vida preservando a nossa saúde dia a dia. Ao manter uma rotina diária conectada com os ciclos do dia, todo o nosso organismo incluindo estados mentais e emocionais, faz com que entremos em uma ressonância harmônica com a natureza facilitando os movimentos naturais do nosso corpo, digestão, evacuação, sono, disposição em geral, qualidade mental e emocional...

Cada estação do ano também tem qualidades específicas que refletem na nossa energia, corpo e cabe a nós avaliar como estamos nos sentindo tomando ações que facilitem conviver, por exemplo, num verão escaldante ou num outono seco, inverno úmido e frio. A cada estação o nosso apetite não será o mesmo, a nossa capacidade digestiva não será a mesma, o nosso sono também. Fazer exercícios no pico do sol é uma atitude inadequada no verão por ex, como também ingerir alimentos muito quentes, gordurosos e picantes, ou se alimentar tarde da noite, entre outros hábitos que muitas pessoas ainda conservam, mas que a longo prazo quando feitos constantemente ou mesmo aleatoriamente, podem prejudicar o funcionamento do organismo.

Assim, procure se observar, escutar o seu corpo, se conectar com o seu corpo, pois ele é o seu templo. Um instrumento de poder com órgãos dos sentidos, um sistema inteligente com toda uma fisiologia sutil. Ao silenciar, respirar com consciência e nos observar podemos sentir o que realmente é melhor para nós.

Lembrando que um terapeuta da Ayurveda sempre poderá auxiliar nesse processo através de uma consulta. Se quiser marcar uma consulta fico à disposição: 48 99917-7523

Nenhum comentário:

Postar um comentário