sábado, 20 de março de 2021

Feliz outono pra você!

Feliz outono pra você!


Mas seu outono só será realmente feliz se você  se ajustar ao ritmo da natureza. Se observe e perceba como o seu corpo reage a mudança de estação. Por ser uma estação mais seca, fria e ventosa onde os elementos ar e espaço ganham força é preciso ver se você não tem esses elementos predominantes na sua constituição segundo a Ayurveda. Na verdade, independente da constituição, devemos manter o dosha Vata composto pelos elementos ar e éter sob controle o ano todo. Pois quando Vata desequilibra todo resto tende a desequilibrar.

Mas enfim..., o que fazer para me equilibrar no outono? Bom..., 1º vou te passar alguns sinais de desequilíbrio que podem surgir nessa época do ano e se você perceber esses desequilíbrios o ano todo termine de ler o texto. Alguns sinais seriam flatulência, distensão abdominal com dor e inchaço, pele seca, mucosas secas, constipação, sono irregular, cansaço, apetite irregular, aversão a frio e vento...
Para harmonizar as qualidades naturais do outono precisamos tratar com suas respectivas opostas, ou seja, precisamos primeiramente nutrir o corpo com alimentos saudáveis que tenham qualidades quentes, pesadas, untuosas, oleosas. Dieta rica em óleos vindos do azeite de oliva, ghee, óleo de gergelim, coco, castanhas e nozes, leites vegetais com especiarias, mingaus nutritivos, frutas cozidas em óleo de boa qualidade com especiarias, frutas secas deixadas de molho, sopas, panquecas com recheios de legumes e castanhas, se você come carne procure ingerir com moderação com especiarias digestivas como cominho, louro, pimenta do reino e açafrão. Laticínios com especiarias picantes para favorecer sua digestibilidade, raízes, kichadi (Receita nutritiva e digestiva. Vou fazer um próximo post com a receita). Pães de boa qualidade com pastinhas nutritivas. Chai indiano com canela, cravo, anis estrelado cardamomo, gengibre, noz moscada, erva doce e pode adicionar um pouco de açafrão ou chá preto (opcional). É uma ótima mistura de especiarias para ativar o sistema imunológico.

Manter uma rotina com horários ajuda a organizar e aterrar a mente reduzindo a ansiedade. Procure se alimentar pela manhã quando sentir fome, almoço como principal refeição e a última refeição quando o sol se põe. Evite comer tarde da noite.

O autocuidado com o corpo envolve nutrir e hidratar a pele fazendo automassagem com óleo de gergelim, amêndoas, abacate, manteigas vegetais. Pode experimentar aplicar na pele o óleo morno em banho Maria. Fazer movimentos circulares, dar bastante atenção para as articulações. Não se esqueça de fazer massagem também na sola dos pés, cabeça, rosto, abdome sentido horário. Escalda pés antes de dormir com sal grosso e ervas como lavanda, manjericão, camomila.

A prática de Yoga deve ser com objetivo de aterrar o corpo e mente conectando com a respiração aquecedora ujjayi, ativação das articulações, movimentos suaves e lentos com repetições (evitando práticas muito agitadas que possam induzir a ansiedade e competitividade).

Se aqueça com roupas confortáveis com cores quentes e terrosas.

Enfim, o outono é uma estação mais introspectiva, corresponde à fase da lua minguante. Um período favorável para meditar, refletir, organizar ideias, escrever, revisar projetos, o corpo pede menos esforço e mais acolhimento.

Ahh e feliz novo ano astrológico que inicia agora também!

Se quiser saber mais me chama! Você pode marcar uma consulta Ayurveda. Estou dando aulas de Hatha Yoga online e elaborando produtos de autocuidado e beleza natural. Namastê!



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