Ayurveda e Nutrição
O sabor doce
O sabor doce aumenta os tecidos do corpo, nutre, conforta o corpo e alivia a fome. Esse sabor é necessário para cada tipo corpóreo, mas os tipos Pitta e Vata podem saboreá-lo mais que os tipos Kapha. Água e terra produzem o sabor doce que incluem carboidratos, açúcares, gorduras e aminoácidos. A maioria dos grãos e frutas são doces. O primeiro elemento da vida, que é a água, é doce. O leite é doce. Quase todos os alimentos contém em certo grau do sabor doce. Esse é o sabor mais dominante de todas as nossas formas de sustento.
O sabor azedo
O sabor azedo é usado em pequenas quantidades por todos nós, mas é mais benéfico para os tipos Vata. Pequenas quantidades podem ser usadas para os tipos Kapha, e menos ainda para os Pitta. Esse sabor ajuda na digestão e eliminação de resíduos do corpo e é formado pelos elementos terra e fogo. Todos os ácidos orgânicos são considerados azedos. Muitas frutas, como o limão, limas, grapefruit, morangos, são considerados azedos com um leve sabor doce. Todas as comidas fermentadas, como o missô, molho de soja, iogurte, pickles, são considerados azedos.
O sabor picante
O sabor picante é mais benéfico para os tipos Kapha. Pode ser usado em pequenas quantidades para os Vata e raramente pelos Pitta. O sabor picante estimula o apetite, mantém o metabolismo em equilíbrio e digere toxinas. Esse sabor é formado dos elementos ar e fogo. Temperos como o alho, gengibre, assafétida, são considerados picantes.
O sabor salgado
O sabor salgado é usados em pequenas quantidades por todos o tipos, mas é mais benéfico para Vata. Esse sabor limpa os tecidos do corpo e ativa a digestão. Esse sabor é formado de água e fogo e existe em todos os sais e algas marinhas. A maioria dos vegetais aquosos como a abobrinha, pepino, tomate, têm naturalmente mais sódio.
O sabor amargo
O sabor adstringente
Como o amargo o adstringente também pode ser usado de forma medicinal. Pequenas quantidades podem ser usadas por cada tipo. Pitta e Kapha podem usar mais esse sabor do que Vata. A adstringência cura o corpo, por sua natureza constritiva. Reduz a secreção e é o mais forte dos sabores. É formado pelos elementos ar e terra. Exemplos de alimentos adstringentes são os ricos em tanino, como os chás feitos das cascas de árvores. A maioria dos legumes possui o sabor adstringente seguidos do doce. A maioria dos medicamentos são adstringentes em sua natureza.
O sabor amargo é bom para todos os tipos em quantidades medicinais. Desintoxica o corpo, tonifica os órgãos, limpa o fígado e controla doenças de pele. É o sabor mais importante para os Pitta, de moderada importância para os Kapha e menos para os Vata. Esse sabor é formado de ar e espaço, e existe em todos os alimentos amargos, como aloe vera, neem, cúrcuma, endívias, alface, entre outros.
Os doshas e seus sabores naturais
Vata: Amargo, Adstringente e Picante
Pitta: Azedo, Salgado e Picante
Kapha: Doce, Salgado e Azedo
Os 3 estágios do sabor
Rasa: O sabor inicial
Virya: A energia do alimento (energia fria ou quente)
Vipaka: O sabor pós digestão
O sabor doce possui um Virya frio.
O sabor amargo possui um Virya frio.
O sabor adstringente possui um Virya frio.
O sabor salgado possui um Virya quente.
O sabor azedo possui um Virya quente.
O sabor picante possui um Virya quente.
Sabores que beneficiam cada dosha
Vata: Salgado, Azedo e Doce
Pitta: Doce, Amargo e Adstringente
Kapha: Picante, Amargo e Adstringente
A transformação dos 6 sabores do sabor inicial Rasa, ao sabor pós digestão Vipaka
Vipaka: efeito pós-digestivo. Os seis sabores são reduzidos em três no efeito pós-digestivo, vipaka. Os sabores doce e salgado tem um vipaka doce, o ácido tem um vipaka ácido, enquanto o amargo, o adstringente e o picante tem um vipaka picante. Esses efeitos pós-digestivos estão relacionados com processos de absorção e eliminação... Ervas tomadas a longo prazo tendem a agravar o dosha que possui o vipaka da erva. O efeito pós-digestivo nos oferece outra referência de entendimento o efeito das ervas, particularmente as tomadas a longo prazo. É um conceito único do Ayurveda.
Doce se mantém doce
Salgado se mantém doce
Ácido se torna ácido
Picante se mantém picante
Amargo se torna picante
Adstringente se torna picante
Características elementares dos alimentos
Ao observarmos a natureza, podemos determinar a energia inerente de cada ser humano, animal, vegetal, grão, semente ou fruta. A forma, o tamanho, o sabor, a textura, a temperatura, são indicadores primordiais usados para determinar a predominância de espaço. ar, fogo, água ou terra nos alimentos. Como nós humanos, a maioria dos alimentos são combinações de dois elementos dominantes. Todas as plantas e outras formas de vida são derivadas do elemento água. Através do processo de transmutação, os outros quatro elementos também existem em graus variados. A água dá sabor à vida e a terra dá o aroma. O fogo transforma a forma e as características visuais dos alimentos. O ar cria a sensação na pele e a textura do alimento. O espaço dá o som, o vazio e ressonância do alimento.
Quando plantamos sementes e observamos o seu crescimento, nos tornamos conectados com a natureza de cada planta. Cada alimento possui características inatas, cor, vibração, sabor. É melhor ingerir alimentos da estação, que crescem localmente ou em clima similar de onde você mora.
Informações traduzidas de livro de Bri Maya Tiwari e LAD, V; FRAWLEY, D. The Yoga of Herbs.