top of page

Ghee

A Shakti Sabores oferece Ghee artesanal de manteiga orgânica da serra catarinense feita com leite de vacas que vivenciam o pastoreio voisin. A Ghi é um dos alimentos mais antigos e nutridores. A Ghi ou Ghee (forma ocidental de escrever) tem sabor delicado e ocupa posição de destaque na culinária indiana e ocidental.


Conhecido no Ayurveda como o alimento sagrado, a Ghi se torna o alimento perfeito por possibilitar uma nutrição profunda em todos os tecidos, dhatus, além de ser empregado em inúmeras terapias.


Na medicina ayurvédica, existem três humores biológicos chamados doshas: vata elemento ar predominante), pitta (elemento fogo) e kapha (elemento terra e água). A Ghi é tridosha, pois atua nos três humores, equilibrando o organismo.


A Ghi é basicamente manteiga purificada ou clarificada. Isto é, manteiga à qual foi retirada a lactose, água e outros elementos presentes no leite. Segundo a milenar ciência Ayurvedica, a Ghi é um alimento que promove a saúde integral do nosso corpo, vitalidade e longevidade, tendo uma influência positiva e sutil no nosso corpo, mente e espírito. É tônico, rejuvenescedor, afrodisíaco, digestivo, estimulante, nutre os 7 tecidos (dhatus), aumenta ojas, faz bem para a voz, para os olhos, fortalece o fígado, os rins e o cérebro.


Ao ingerir Ghi, estamos fornecendo o melhor dos combustíveis ao nosso fogo digestivo (agni). A Ghi não necessita de nenhum tipo de preservação especial. Pode ficar fora da geladeira e manter-se preservada durante bom tempo.


Mesmo sendo uma gordura saudável, deve ser consumida com moderação. Como a Ghi é mais saborosa que outros óleos, uma pequena quantidade é suficiente.


A Ghi tem um ponto de combustão muito alto, comparado com os outros óleos ou azeites. Não queima, não cria toxinas ou faz fumaça enquanto se cozinha.


É um tônico fortalecedor e regenerador dos fluídos, aumentando sua mobilidade, exatamente o oposto da manteiga que provoca degeneração, acúmulo e problemas de circulação nas artérias.


Pode ser usada no lugar da manteiga, margarina e para todos os tipos de culinária, refogar legumes, cozidos, sopas. Tudo fica muito saboroso e nutritivo!



Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga:

  • Instagram
  • Facebook Social Icon
bottom of page