top of page

Momento ritual



Ritualizar cada momento, mantendo a atenção e a consciência no aqui e agora, faz com que vivamos a vida mais plenamente. Devemos aceitar e agradecer tudo o que nos é oferecido nessa vida. Mesmo os momentos ruins tem o seu valor. Pois afinal o que seriam dos momentos bons sem os ruins? Não saberíamos identificá-los e tudo seria neutro, sem vida. A vida é um fluxo, há vezes que estamos fluindo de uma maneira leve e solta, sem nos apegarmos nos acontecimentos e outras vezes tudo fica meio emperrado, sem fluidez. O importante é termos consciência de que tudo é impermanente. Tudo passa. Ao ritualizarmos a nossa vida entramos em conexão com a energia cósmica.


Sugestões de momentos ritual: ao despertar, ao se recolher antes de dormir, antes e após uma prática de Yoga, antes e após qualquer procedimento de cura, na feitura de refeições, ao iniciar uma refeição, cerimônias de união, nascimento, despedida, consultas adivinhatórias, meditação, transições lunares, equinócios e solstícios, aniversários, virada de ano, dias em homenagem a deuses(as) e santos(as) que você se identifique, virada do dia para noite e da noite para o dia, ao estar em contato com a natureza, ao estar em contato com um dos 4 elementos (ar, água, fogo e terra), ao fazer pranayamas imaginando o fluxo de PRANA curando e purificando o seu organismo, ao iniciar uma relação sexual com um(a) parceiro(a) que você sinta estar na mesma vibração que você, primeira menstruação, ao saber que está concebendo um ser, inícios e términos em geral, enfim, entre outros momentos que achar interessante.


Existem várias culturas e religiões que possuem rituais diferenciados e até similares. Para momentos relacionados ao seu dia-a-dia, que não dependam de cerimônias mais elaboradas, você mesmo pode criar o seu próprio momento ritual, com intenções de gratidão, saudação, fazendo um pedido ou simplesmente sentir e contemplar o momento por inteiro. Você pode incluir mantras, oferendas, silêncio, contemplação, jejum, alegria, dança ou qualquer coisa que o seu coração pedir ou a sua intuição identificar como sendo ideal. Na feitura de alimentos por exemplo, você pode gerar uma intenção de saúde, prosperidade e paz para quem for ingerir o alimento. É muito pessoal a escolha de momentos rituais. Acima foram algumas sugestões, mas você que deve sentir em você o que é melhor para se ritualizar.


O importante é estar presente nos momentos, pois cada momento é único, não volta atrás. Por exemplo, o seu aniversário do ano passado, não será o mesmo desse ano. O pôr-do-sol de ontem não será o mesmo de ontem. A flor que você viu ontem, não estará igual hoje, e assim por diante. Por isso, tudo passa, até nós mesmos. Hoje estamos aqui e amanhã, semana que vem, no ano que vem, poderemos não estar mais. Então, deixe a sua vida “viva”, criando consciência de que tudo é impermanente, agradeça e honre tudo, pois a oportunidade de estarmos aqui e agora nessa vida é única. Podemos ritualizar qualquer momento. Use a sua imaginação!

Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga:

  • Instagram
  • Facebook Social Icon
bottom of page